sexta-feira, 25 de março de 2016

Um visitante ilustre veio passar apenas 7 horas em Bariloche para descansar

Bom dia,

Ontem a cidade recebeu uma visita ilustre, o presidente Barack Obama, que depois de uma visita oficial a Buenos Aires, decidiu passar somente umas horas descansando em Bariloche com a família. O curioso é que todos pensaram que ao chegar ao aeroporto, a família Obama iria até o Hotel Llao Llao (onde ficaram hospedados) em helicóptero, mas a preferência foi por se deslocar via terrestre com toda a sua comitiva, transitando quase 40 quilômetros pelas ruas de Bariloche. Obviamente, toda a cidade parou e as ruas principais foram cortadas, inclusive a Av. Bustillo, que é a principal avenida que acompanha o lago Nahuel Huapi até a zona do Hotel Llao Llao. 

Foto: ANB Bariloche

Mas o que o Presidente dos EUA e sua família optaram por fazer nesta visita relâmpago que durou somente 7 horas? A primeira atividade escolhida foi fazer um trecho do Circuito Chico, perto do Hotel, entrando em uma das trilhas por dentro do bosque que se encontra no Parque Municipal Bosque Llao Llao. A família também optou por navegar no histórico barco conhecido como “Modesta Victoria”, foram 40 minutos navegando pelas águas do Lago Nahuel Huapi. A Modesta Victoria é uma embarcação que foi construída nos anos 30 na Holanda, encomendada especialmente pela direção do Parque Nacional Nahuel Huapi, em uma época na qual Bariloche começava a se despontar como destino turístico. Atualmente, este emblemático barco leva diariamente a turistas de todo o mundo para visitar a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes.


Foto: Página online TN Notícias

Estou segura que o Sr. Barack Obama se apaixonou de Bariloche e gostaria de ter ficado mais tempo, vida de presidente não é fácil, olha só onde ele ficou....

                                                    Foto: Página online TN Notícias (Vista da suíte onde ficou Obama)


Foto: Facebook Destino Argentina

Como para mim os visitantes mais ilustres de Bariloche são os meus conterrâneos, não deixem de entrar em contato comigo para receber as novidades do próximo inverno sobre os passeios, estamos trabalhando para recebê-los com o melhor atendimento e atividades exclusivas! O meu email é sabrinapoinho@gmail.com e o whatsapp +5492944331745.

Ótimo fim de semana!


quinta-feira, 17 de março de 2016

Quais passeios fazer com as crianças em Bariloche no inverno?

Bariloche, principalmente nas férias escolares do meio do ano e em plena temporada de inverno, é uma cidade que recebe a muitas famílias cujo principal objetivo é curtir a neve. Muitos leitores e clientes que me escrevem perguntando quais os passeios que poderiam fazer com os filho pequenos. Para responder isto é importante considerar vários fatores e a escolha das atividades, depende muito do bom senso dos pais. O principal a considerar é a idade da criança e o seu perfil.


ski bunda da confeitaria giratória do Cerro Otto

Piedras Blancas

As crianças ou bebês de meses a 3 anos não pagam os passeios, mas por outro lado é importante considerar que muitas atividades no inverno ou excursões muito longas não são aptas para esta idade. A realidade é que muda tudo ao viajarmos com crianças pequenas, já que a vontade dos adultos deixa de ser prioridade. O que eu recomendo para famílias com bebes são os passeios de meio período, por exemplo: ir à confeitaria giratória do Cerro Otto, passear meio período no Cerro Catedral, a segunda saída da navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, o ski bunda de Piedras Blancas que tem uma pista para crianças de até 3 anos e o Circuito Chico. Outro passeio interessante para fazer em família é ir a Villa La Angostura e Cerro Bayo, mas cada família deve considerar se os pequenos agüentariam estar todo dia fora e de deslocar quase 90 Km. A verdade é que a resistência das crianças varia muito dependendo do estilo de vida que levam, por exemplo, tem pais que vão à montanha fazer trilhas com o bebe em uma mochila, isto ocorre muito no caso da caminhada a lagoa Congelada do Neumeyer, que também oferece uma caminhada com raquetes um pouco mais curta à tarde. Lembrando que além das caminhadas, o Espaco Neumeyer também oferece o ski bunda.

Caminhadas Neumeyer

Já as crianças a partir de 4 anos pagam os passeios (com exceção da navegação a IslaVictoria e Bosque de Arrayanes, na qual até 4 anos não paga), apesar de que em alguns as tarifas são diferenciadas para crianças com idades até 11 ou 12 anos. Além dos passeios citados anteriormente (Piedras Blancas, confeitaria giratória, Isla Victoria e Arrayanes, etc), também são recomendadas para as crianças um pouco maiores algumas atividades como o ski, caminhadas com e/ou sem raquetes e quadriciclos ou motos de neve. Obviamente, tudo depende do bom senso dos pais em saber se o filho realmente gostaria ou tem perfil de fazer determinadas atividades. Por exemplo, se o seu filho dá três passos e já pede colo, não é recomendado levá-lo para fazer caminhadas na neve, como as organizadas pela Roca Negra e o Espaço Neumeyer.




No caso do ski, recomendo para as famílias com crianças que optem por fazer aulas semi- exclusivas, a mesma comporta um mínimo de 4 pessoas e adultos e crianças aprendem e praticam juntos. Se são 3 ou menos os integrantes da família, a aula privada é o mais indicado. Para fazer as aulas coletivas de ski ou snow no Cerro Catedral, a idade mínima é 12 anos e a mesma não é recomendada para quem quer aprender bem e aproveitar a aula, é indicada para quem quer matar a curiosidade. Outra boa opção para praticar em família é o ski nórdico, no Centro de Ski Nordico, já que não é necessário estar subindo e descendo teleféricos. Se você não quer esquiar, mas somente acompanhar os seus filhos a darem os primeiros passos no ski, o Winter Park pode ser uma boa opção e é um lugar mais tranqüilo para aprender. No Cerro Catedral, a maior estação de ski da América Latina, tem várias escolinhas infantis, mas os pais devem considerar que os filhos deverão ser deixados com os professores e com outras crianças, você não poderá estar todo o tempo com o seu filho, é como se fosse uma creche e até são servidas merendas e/ou almoço.



Dizem que a idade mínima para aprender a esquiar é 3 anos, mas eu particularmente acredito que uma criança nesta idade pouco aproveitará atividade, ainda mais se não for manter a freqüência da prática posteriormente, como ocorrem com as crianças que vivem em Bariloche. Aprender a esquiar não é algo tão simples como fazer o ski bunda ou fazer uma guerrinha de neve, que são atividades acessíveis a todas as idades. Creio que a partir dos 5 anos e se for do perfil da criança, seria uma idade para dar os primeiros passos no ski, mas esta é uma opinião pessoal minha e não pode ser parâmetro.


Para quem não deseja esquiar, vale ressaltar que o Cerro Catedral também oferece outras atividades como o ski bunda, snow tubing (bóias de neve), bicicleta de neve, tem um kids Club, teleféricos,  restaurantes e confeitarias, lojinhas, enfim, é um lugar para ser visitado mesmo que ninguém da sua família queira esquiar. Existe uma excursão ao Cerro Catedral de meio período que dura das 13 as 17 hs que pode ser combinada com o Circuito Chico.


Cerro Catedral (Foto: Catedral Alta Patagonia)


Se você está louco para conhecer o Vulcão Tronador e ir a San Martin de Los Andes pela Rota dos 7 Lagos e estará com crianças, considere que estes passeios são longos e o principal objetivo é desfrutar da paisagem e aprender sobre o lugar com um guia, coisas que importam muito pouco a uma criança e até podem gerar mal estar nelas e também nos outros turistas. A navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes também é uma excursão para curtir a paisagem, mas eu a recomendo para famílias com crianças pequenas porque além da navegação, que é novidade para muitas crianças, é muito especial para elas ver as gaivotas e alimentá-las com biscoitos,sem falar que as caminhadas são bem acessíveis.




Se o seu filho adora passear na estrada e não estará inquieto por estar 1 hora dentro de uma van, recomendo como excursão terrestre ir a Villa La Angostura e ao Cerro Bayo, onde também é possível ter contato e brincar na neve. O Circuito Chico dura só 3:30 e apesar de ser como um “city tour” natural e a carta de apresentação de Bariloche, o que importa muito pouco às crianças, também é recomendável por sua curta duração e também porque as pessoas que visitam a cidade pela primeira vez merecem fazer. Nesta excursão, as crianças encontrarão cachorros São Bernardo e também poderão se divertir subindo pelas “cadeirinhas” do Cerro Campanário.


Villa La Angostura

Circuito Chico

Vale lembrar que por segurança a idade mínima para andar nos quadriciclos ou motos de neve é a partir dos 5 anos. Dos passeios noturnos, a Noche Nordica e o El Refugio possuem tarifas diferenciadas para menores até os 11 anos, o La Cueva possui uma única tarifa para todos. A escolha de levar ou não o seu filho para um passeio noturno mais uma vez depende do seu bom senso, ninguém melhor do que você para saber se ele irá aproveitar, se não se cansará, se vai dormir no meio do jantar, enfim , pela minha experiência, tenho atendido a famílias que levam a criançada para vivenciar esta experiência noturna na montanha  e outras que não, justamente por ser à noite.

Nas tarifas que estão aqui no blog poderão ver os passeios nos quais existem valores diferenciados para adultos e crianças. Como poderão observar no listado (veja aqui), nos passeios terrestres tradicionais que são guiados e alguns transfers, crianças a partir de 4 anos pagam o lugar na van ao mesmo valor dos adultos e crianças até 3 anos, não pagam. São eles: Circuito Chico, Cerro Catedral, Tronador, San Martin de Los Andes pela Rota dos 7 Lagos, Villa La Angostura e Cerro Bayo, transfer a Piedras Blancas, transfer ao Catedral, transfer ao Winter Park, transfer ao Centro de Ski Nordico.

Alguns passeios que você poderá levar o seu filho de maneira independente: Confeitaria Giratória do Cerro Otto, pistas de patinação no centro, Museu do Chocolate, tobogã do Cerro Viejo e o Parque Nahuelito.




Os valores dos passeios de inverno ainda não foram estabelecidos, portanto, não há correria para reservar sem antes saber as tarifas, isto vale também para os passeios mais exclusivos que muitas pessoas ficam com medo de não encontrar lugar. Em breve estaremos iniciando as reservas e divulgando os preços, não deixem de entrar em contato para receber as novidades, é só enviar um email a sabrinapoinho@gmail.com comentando sobre a data da sua viagem.

Também não deixem de curtir a fan page do blog para estar por dentro das novidades, clique aqui

Até a próxima!