domingo, 28 de fevereiro de 2016

Bariloche em junho ou setembro, será possível ver neve?

Boa noite, depois de muitos dias sem aparecer, voltei! Por sorte já estou respondendo e tendo contato com muitos brasileiros que viajarão a Bariloche, principalmente no próximo inverno. 

A postagem de hoje é sobre um assunto que muitos estão me perguntando por email e que tem a ver o clima e a neve em Bariloche, um dos temas que mais geram incertezas pelos brasileiros que visitarão a cidade fora da alta temporada.

Quem tem acompanhado o blog, seguramente já deve ter lido vários comentários e postagens sobre o clima em Bariloche, mas com as constantes mudanças climáticas a nível mundial, está cada vez mais difícil determinar com atencedência o que irá acontecer em determinado período com o clima.

Como muitas pessoas já sabem, julho e agosto em Bariloche são os meses nos quais as atividades de neve deveriam estar funcionando com normalidade e quando existe o maior contato com a "branquinha", caso não ocorra nada de excepcional com o clima. Obviamente, neste período é quando mais ocorre movimento pela alta demanda de turistas na cidade, sendo julho a agosto considerados meses de alta temporada. Isso se nota claramente nos valores e tarifas quando se compra um pacote turístico. Vale lembrar que geralmente  no final de agosto os pacotes custam um pouco menos que no início deste mesmo mês, mas ainda sim sao mais caros que junho e agosto. Atentos também aos pacotes para o final de junho, os mesmos poderiam custar quase o mesmo que os de julho. Como sempre incentivo, pesquisem muito ao comprarem um pacote, hoje existem várias ferramentas na internet e páginas confiáveis, se nota cada vez mais que as pessoas estão  organizando independentemente a própria viagem. Tanto é que operadoras massivas como a CVC e Agaxtur nos últimos anos, cada vez mais tem trazido menos passageiros a Bariloche.

 Nos últimos dois anos, com o aumento da crise no Brasil, muitos brasileiros estão optando por vir a Bariloche em datas que são consideradas baixas ou médias temporadas, pagando um valor inferior ao que se paga quando se viaja em alta temporada.  Portanto, nos meses de junho e setembro (considerados baixa e/ou média temporada) aumentou um pouco a demanda de turistas brasileiros em Bariloche, mas ainda sim o movimento é bem menor que julho e agosto. Sem dúvidas, existe uma diferença de preço entre a alta e baixa temporada, mas quem vem em junho, setembro e até mesmo no início de outubro, sempre se pergunta: Já / ainda encontrarei neve neste mês?  Já / ainda poderei esquiar ou fazer atividades na neve?


Cerro Catedral em junho de 2015, as pistas de ski ainda nao funcionavam, mas dava para passear de teleférico e ter contato com a neve.


O “já” é aplicado para quem viajará em junho e o “ainda”, para quem virá em setembro. Mas o que geralmente tem ocorrido nestes meses, é um risco viajar nestes períodos e não ver neve? Entre viajar em junho ou setembro, o que seria melhor?

Para responder estas dúvidas, vamos resumir um pouco o que já tenho falado sobre o clima. Para começar, temos que analizar o que poderia acontecer em junho. Antes de comentar qualquer coisa, vale lembrar que as estações na Argentina são as mesmas que no Brasil, ou seja, se no dia 21 de junho começa o inverno aí no Brasil e aqui em Bariloche também.  Para quem viajará em junho, principalmente no início deste mês, deve considerar que estará vindo ainda no outono e isto significa que os fenômenos climáticos para que possam nevar apenas estão se iniciando. Teoricamente em maio a freqüência das chuvas aumenta e a temperatura cai, o que vai gerando e “preparando” as futuras nevadas. Já no final de maio existe uma grande possibilidade de cair as primeiras nevadas nas montanhas, e como sempre digo para quem reclama da chuva, se não chover não nevará, a chuva é necessária no processo, junto com a temperatura e a pressão do ar. Sendo assim, se tudo ocorrer com normalidade no início do mês de junho é quando deveria se iniciar o processo de acumular neve nas montanhas. Isso quer dizer que quem vem neste período poderá pegar algumas chuvas, nevadas, frio e até mesmo sol, mas principalmente no início deste mês dificilmente as estações invernais nas montanhas abrem ou funcionam plenamente. Isto ocorre porque em junho a neve que vai se acumulando geralmente ainda não é suficiente para preparar as pistas onde se realizam diferentes atividades: ski, ski bunda, etc. O que geralmente é possível realizar no início de junho seria subir no Cerro Catedral, passear de teleférico e brincar com a neve que já está se acumulando.  

Outros lugares para encontrar neve e  que normalmente iniciam as suas atividades em junho, antes da maioria, são as caminhadas do Espaço Neumeyer e da Roca Negra. Dependendo da quantidade de neve, também já seja possível fazer passeios em veículos de neve, mas o comum é que esta atividade ocorra depois da segunda quinzena de junho. Todas as empresas que organizam atividades na neve sempre esperam que no final de junho já seja possível abrir normalmente, mas a realidade é que é difícil prever o início de algumas atividades e a cada ano tem sido diferente, enfim tudo dependerá de como se comportará o clima e quais fenômenos naturais estão acontecendo (lembrando que neste ano está acontecendo o temido El Niño, que é um fenômeno climático cíclico que provoca alterações no clima a nível mundial).


Início das atividades do Neumeyer, junho de 2015


Portanto, se optar por viajar em junho, arrisque em vir mais para o final do mês, as chances de ter contato com as atividades de neve teoricamente sao maiores. Igualmente, quem viajará no início de junho, poderá desfrutar de muitos passeios tradicionais que são feitos durante todo o ano: Circuito Chico com campanário, Cerro Catedral para passear de teleférico, Tronador, San Martin de Los Andes pela Rota dos 7 Lagos, navegação a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, confeitaria giratória do Cerro Otto, cavalgadas, etc.

O que eu posso dizer para quem viajará em junho ou pensa em vir nesta época: Venham para aproveitar a maravilhosa paisagem da cidade e o clima de montanha e não se desespere tanto em ver a neve para não se frustrar e deixar de aproveitar outras coisas. Se realmente a sua prioridade só for se esbanjar na neve e fazer atividades na mesma, recomendo diretamnete  vir a Bariloche  em julho ou agosto, as chances sao maiores e os valores também, nao tem jeito. Se não desejar ou puder vir em alta temporada, talvez o melhor seria optar por viajar no início de setembro.

Por falar em setembro, vou tentar analizar e responder as dúvidas daquelas pessoas que desejam saber se neste mês ainda podem desfrutar da neve. Como no Brasil, nesta época o inverno está na reta final e se aproxima a primavera. Aqui na Patagônia, isto significa que aos poucos a temperatura e a luz solar vão aumentando progressivamente e as possibilidades de nevar com mais freqüência vão diminuindo. Igualmente em setembro,  a grande maioria das atividades de neve ainda funcionam, principalmente mais no ínicio deste mês. Isto ocorre porque as montanhas no mês se setembro ainda possuem neve acumulada que caíram anteriormente em julho e agosto, mesmo que a neve já acumulada comece a derreter aos poucos pelo aumento progressivo da temperatura. Em 2015, algumas pistas para esquiar no Cerro Catedral ficaram excepcionalmente abertas até o dia 12 de outubro, mas já em más condições para a prática do ski, o normal seria até os primeiros dias de outubro com poucas pistas funcionando.  


Cerro Catedral em 6 de setembro de 2015 (Foto: Catedral Alta Patagonia)


Vale esclarecer que com toda esta teoria sobre o clima, no final das contas quem manda e quem faz o que quer é a natureza.  Temos que aceitar que ao escolher a data da viagem para tentar ver a bendita neve caindo, é questão de sorte mesmo,  isso vale até mesmo para quem vem em julho e agosto.


Para finalizar esta postagem, vamos fazer um ranking dos períodos dos últimos anos  que mais tiveram neve:

1° lugar:  agosto
2° lugar: julho
3° lugar: início de setembro e final de junho
4° lugar:  final de setembro
5° lugar: início de junho e início de outubro


Por favor, não levem este ranking à risca, o fator sorte, mudanças climáticas e situações atípicas também devem ser considerados. Enfim, tudo pode acontecer, vale até a dança da neve e apelos a São Pedro, rss.


Quem virá passar férias em Barliloche, não deixe de me enviar um email a sabrinapoinho@gmail.com, solicitando receber mais adiante as novidades para a próxima temporada de inverno e as promoções dos passeios da agência onde eu trabalho. Qualquer dúvida ou consulta é só me escrever também!


Até a próxima postagem e ótima semana!





27 comentários:

  1. Bom dia!

    Boas notícias, o imposto IRRF foi reduzido de 25% para 6 %, quando se compra um pacote turístico para o exterior, fim da novela!

    Não deixem de conhecer Bariloche nas próximas férias, o destino de inverno mais amado pelos brasileiros! Aproveitem que o peso está se desvalorizando com a constante alta do dólar, isto seguramente favorecerá quem trouxer dólares à Argentina (sempre em notas altas). Apesar que o dólar está rondando os 4 reais, ainda sim compensa ir trocando para usar em qualquer viagem a Argentina.

    Por falar em inverno, aguardem as nossas promoções e novidades sobre os passeios do inverno em Bariloche, se você ainda não entrou em contato, é só enviar um email a sabrinapoinho@gmail.com solicitando receber estas informações. Aguardem!

    ResponderExcluir
  2. Ola Sabrina, estou indo com minha filha de 16 anos para Bariloche no dia 26/08 e ficaremos até o dia 01/09/16. Então ter,os cinco dias para passear, gostaria que vc fizesse uma programação para nós. No dia 27/08 na parte da manhã gostaria de ficar livre para alugar as roupas e ir até a sua agencia, então os passeios seriam a partir da tarde do dia 27, ok! Vou ficar no Hotel Tirol, não sei se é proximo agencia. Queria tbm sobre transfer do aeroporto até hotel. Meu e-mail é soninha_batista@yahoo.com.br. . obgda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Beatriz!

      Por favor, me envia um email a sabrinapoinho@gmail.com me comentando mais sobre o que gostariam de fazer nesta viagem e sobre o perfil de vocês, desta maneira eu poderia recomendar um roteiro que seria ideal para vocês.

      Atualmente estamos na temporada de verão e depois desta estação, estaremos iniciando os preparativos para a temporada de inverno deste ano, com muitas novidades sobre os passeios e reservas. Estarei divulgando tudo através do meu blog. Provavelmente estaremos realizando reservas antecipadas dos passeios a valores promocionais, mas no momento certo estarei anunciando e enviando aos meus contatos, já tenho o seu email entre eles.

      Agente vai se falando e não preciso nem falar que será um prazer recebê-los pessoalmente em Bariloche.

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei esse blog, viajarei com meu noivo em agosto, estava meio receosa, mas depois de ler seu blog Sabrina, fiquei bem mais tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que você está aproveitando as dicas do blog!

      Se desejar, me envia um email a sabrinapoinho@gmail.com, para que eu o possa ter entre os meus contatos e te enviar as novidades sobre os passeios de inverno.

      A gente vai se falando e não preciso nem falar que será um prazer recebê-los pessoalmente em Bariloche.

      Um abraço

      Excluir
  4. Oi sabrina , ja peguei muitas dicas valiosas no blog ,que por sinal é ótimo , pretendo com a ajuda de Deus , conhecer Bariloche em principios de julho , e realizar meu sonho de conhecer a cidade e , principalmente ver neve, vou com meu marido , gostaria muito de receber as novidades para esse ano no meu email ; rosipsilva9@gmail.com , obrigada pela gentileza , Abraços , Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rose, obrigada por acompanhar o blog!

      Contem comigo e toda a equipe da agência aqui em Bariloche. Pode deixar que eu já incluí o seu email entre os meus contatos para te manter informada.

      Nos falamos,

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Sabrina! Vou para Bariloche dia 23 de setembro. Como esta o inverso esse ano em Bariloche? Ja teve muita neve? Quais passeios vc recomenda? Levarei uma pessoa idosa - 75 anos.
    Att.Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Larissa,

      Te passo o link do meu blog onde poderá encontrar alguns exemplos de roteiros bacanas:

      http://www.barilocheparabrasileiros.com/p/sugestoes-de-roteiros-para-o-inverno-em.html

      Neste momento estamos com muita neve nas montanhas e os turistas estao aproveitando muito o inverno.

      Conversamos melhor pessoalmente na agência sobre os passeios, tiramos as suas dúvidas e organizamos um roteiro definitivo de acordo ao seu perfil e ao clima.

      Não preciso nem falar que será um prazer recebê-los em Bariloche!

      Te esperamos na agência Bariloche Select Travel!

      Um abraço

      Excluir
  6. Olá Sabrina

    Estou com viagem planejada para aí tambem. Acompanho seu blog e desde já agradeço as dicas. Aparecerei na sua agencia para fazermos passeios juntas. Até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana, obrigada por acompanhar o meu blog!

      Não preciso nem falar que será um prazer recebê-la pessoalmente em Bariloche.

      Um abraço e até breve!

      Excluir
  7. Olá boa tarde, uma dúvida, caso eu quisesse viajar pelo começo do ano, entre março e abril, mesmo não vendo a neve, você recomendaria a viagem? Ou a cidade fica meio deserta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bruno,

      Esta escolha depende muito do seu perfil e do que busca em uma viagem, se você curte um lugar rodeado de lindas paisagens naturais, independente da neve e do movimento, creio que gostará de Bariloche. No início do outono o movimento na cidade é bem tranquilo e é baixa temporada.

      Um abraço

      Excluir
  8. Ola!!!Gostaria de saber, novembro ainda é possível ver neve e skiar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nao é possível, a temporada de ski geralmente dura até o início de outubro e já nesta época nao tem tanta neve.

      Abs

      Excluir
  9. Olá, estamos pensando em visitar Bariloche em Maio. O que podemos fazer nessa época na cidade? Quais as atrações?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      O que poderão fazer em maio com certeza seriam todos os passeios tradicionais que são realizados durante todo o ano: Circuito Chico com subida ao Cerro Campanario (onde tem mirantes e confeitaria), Confeitaria giratória do Cerro Otto, Tour ao Cerro Catedral, onde poderia subir por um teleférico desde a base para chegar ao cume da montanha, onde tem mirantes e restaurantes. Também poderiam fazer uma navegação à Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes ou a Puerto Blest, ir ao Vulcão Tronador onde está a última geleira negra, conhecer a cidadezinha hippie “El Bolson” e ir a San Martin de Los Andes pela rota dos 7 lagos ou fazer o Circuito Grande, que tem como atração principal a cidade de Villa La Angostura. Também é possível fazer atividades como cavalgada, caiaque, rafting e tirolesa (canopy).

      Um abraço

      Excluir
  10. Pretendo ir a Bariloche finalzinho de agosto/início de setembro desse ano. Será que ainda estará nevando?

    ResponderExcluir
  11. Sabrina, adorei as dicas estou com duvidas sobre as datas de ir pra Bariloche entre dia 17 a 21 de junho de 2017 ou 14 a 18 de setembro de 2017, qual data vc me recomendaria eu queria ir pra ver neve rsrs.. obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Michelle, que pergunta difícil de responder! rss

      Tenho que ser sincera, você terá que arriscar por viajar em uma delas, já vi ter mais ou menos neve em ambas datas. A cada ano o clima e comporta de uma maneira diferente e muitas vezes nos surpreende, nem eu que moro aqui há anos poderia te dizer entre escolher entre uma e outra data, sinto muito em nao poder te ajudar a definir isso.

      Beijos

      Excluir
    2. Mas, você acha Sabrina que se eu for em setembro eu consigo ver o restante de neve ainda nas montanhas ?

      Excluir
    3. Olá Michelle, possivelmente sim, se nada fora do normal acontecer com o clima. Bjs

      Excluir
  12. Olá, Sabrina. Eu gostaria de conhecer Bariloche este ano, e se possível no final de junho (a partir do dia 22). Assim, preciso saber se, mesmo não indo esquiar, se na cidade neva neste período e se temos de levar botas apropriadas pra andar nas ruas ou nos Cerros, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla e Orlando,

      Quando se trata de clima nao temos como prever o que ocorrerá em determinada data, mas no final de junho existem chances de nevar nas montanhas, na cidade menos, se nada fora do normal acontecer com o clima. No inverno em Bariloche é importante ter botas impermeáveis principalmente para ir passear ou fazer atividades nas montanhas, neste caso poderá comprar ou deixar para alugar quando chegar.

      Bjs

      Excluir
  13. queria saber si e dolar ou peso q agente tem q levar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Titi,

      Geralmente nao compensa comprar pesos no Brasil, convém mais trazer dólares (em notas de 100 ou 50 que sao mais valorizadas) para trocar em Bariloche. O real tem compensado trocar por pesos no Banco Nacion do Aeroporto de Buenos Aires.

      Abs

      Excluir