sábado, 22 de agosto de 2015

“Noche Nordica” em Bariloche, uma experiência inesquecível...

Noche Nordica, dia 21/08/2015


Ontem tive o privilégio de mais uma vez poder desfrutar de um dos passeios mais desejados de Bariloche, a maravilhosa “Noche Nordica”, organizada pelo Centro de Ski Nordico, que se encontra a quase 1300 metros sobre o nível do mar. Esta é uma das atividades mais desejadas pelos brasileiros que visitam Bariloche, é não é para menos, realmente ir à montanha à noite e realizar uma travessia em potentes quadriciclos que andam na neve por dentro do bosque nevado, é uma experiência para ficar marcada na memória. E para complementar esta noite maravilhosa, é servido em um cálido refúgio de montanha um farto jantar que inclui entradas (sopinha, queijos, frios defumados e empanadas), prato principal (fondue de queijo com diferentes acompanhamentos), sobremesa (marquise de chocolate e mouse de doce de leite) e bebidas à vontade (vinhos reservas, cervejas, bebidas sem álcool, champagne).

A seguir, um breve resumo do passeio: Para quem se hospeda em hotéis até 8 Km do centro (caso contrário a saída é da agência Bariloche Select), uma van busca aos turistas para subir a montanha e chegar em um dos setores do Centro de Ski Nordico. Aí nos esperam os guias, que nos orientam e nos acompanham durante a travessia, que dura aproximadamente 40 minutos por dentro do bosque de “lengas”, uma árvore típica da Patagônia. Para quem desejar revezar entre ir dirigindo e de carona, poderá realizar a troca sem problemas, no meio do percurso existe uma paradinha estratégica no meio do bosque e entre fogueiras, onde também  é servido um delicioso vinho ou chocolate quente. A travessia é finalizada em um refugio de montanha, onde será servido um jantar bem completo. Após a refeição, as vans estão esperando do lado de fora do restaurante para descer a montanha e levar de volta os turistas ao hotel ou ao ponto de encontro de partida.






Vale lembrar que existem três opções de passeios noturnos em Bariloche que involucram dirigir um veículo de neve e gastronomia (Noche Nordica, La Cueva e o El Refugio de Arelauquen) e posso assegurar que todos são maravilhosos e possuem o mesmo tipo de experiência e duração. Muitos  me perguntam qual é o melhor e esta resposta é muito difícil, mas em minha opinião, a Noche Nordica possui algumas vantagens: valor (é um pouquinho mais barata que as outras duas, transfer incluso de ida e volta diretamente desde a maioria dos hotéis ou de algum ponto do centro , veículos de neve mais estáveis e que resistem  andar em uma trilha caso exista pouca quantidade de neve, toda a travessia é realizada antes do jantar (lembrando que as bebidas são liberadas e ter que dirigir depois para aquelas pessoas que apreciam um bom vinho, pode ser complicado), parada no meio da travessia para ter contato com a natureza e realizar a troca para dirigir.

O Centro de Ski Nordico também oferece travessias de 40 minutos durante a manhã, sem refeição inclusa e onde se paga por quadriciclo (para 2 pessoas), uma opção mais econômica para quem desejar dirigir uma destas interessantes “máquinas” que transitam pela neve. Lembrando que a tarifa da Noche Nordica é por pessoa, não por veículo, o valor para esta temporada de 2015 é de 2350 pesos, sendo que crianças entre 6 e 11 anos, pagam 1975 pesos.




A partir de segunda-feira, dia 24/08, a Noche Nordica possuirá dois horários novos: a partir das 20 hs e das 21:30. Para reservar esta excursão, basta ir pessoalmente à agência Bariloche Select Travel (Rua Villegas 237) ou enviar um email a reservas@barilocheselect.com.ar com os seguintes dados:
1 nome completo, número de pessoas e idades, nome do hotel, data e hora de chegada a Bariloche e numero de voo, data e hora de preferencia para realizar o passeio.

Por favor, somente reservar em caso de estar bem seguro de realizar o passeio, já que o pagamento somente será feito pessoalmente na agência, por esta razão necessitamos um compromisso de reserva.

Para ler mais sobre o Centro de Ski nórdico e suas diferentes atividades, clique aqui.

Para terminar esta postagem, gostaria de comentar que é difícil prever o que ocorrerá com o clima, principalmente no final do inverno, diariamente recebo muitos e-mails e mensagens me perguntando se irá nevar em determinada data, mas eu lamentavelmente não tenho esta resposta, por mais que more há anos em Bariloche. A cada inverno, o clima tem se comportado de maneira diferente, neste ano, por exemplo, o mês de agosto teve mais neve do que o ano passado, no mesmo mês.  Neste momento ainda temos neve nos cumes das montanhas e todas as atividades de neve estão sendo realizadas. Para a semana que vem tem previsão de chover na cidade e possivelmente ocorrerão nevadas nos setores mais altos das montanhas. O ideal é ir acompanhando semana a semana o clima, recomendo duas páginas de previsão do tempo: a do windguru e a snow forecast ,  que diz a previsão no Cerro Catedral, ideal para ter uma noção do que irá acontecer  nas montanhas da região.


Um ótimo fim de semana para todos e esperamos por vocês para desfrutar do final deste inverno!


O point dos brasileiros em Bariloche!




4 comentários:

  1. bom dia!!! chegarei em bariloche com meu marido dia 28/set... ainda poderemos participar da noche nordica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dia Patricia, provavelmente sim, mas talvez já nao tenha tanta neve na trilha.

      Beijos

      Excluir
  2. Sabrina, vou Eu, Meu marido e minha filha de 5 anos.... podemos fazer o Noche nórdica nós 3 no mesmo quadriciclo??...bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A capacidade do quadriciclo é para 2 pessoas e a idade mínima para andar no veículo, 6 anos. Se a sua filha estiver uma estatura maior para a idade até poderíamos tentar que ela possa ir ao passeio.

      Beijos

      Excluir