domingo, 10 de maio de 2015

Dicas para quem vai esquiar por primeira vez em Bariloche

Bom dia!

Se aproxima o inverno e aqui em Bariloche estamos nos organizando para poder receber aos turistas brasileiros, que na maioria dos casos, estarão visitando a cidade pela primeira vez e muitos estarão tendo o seu primeiro contato com o ski. 
A primeira preocupação dos turistas seria com relação aos gastos para realizar esta atividade e o que deverão contratar para dar os primeiros passos no ski. 



A seguir, algumas observações importantes sobre o que contratar para poder esquiar:

1- Tipo de aula

A escolha do tipo de aula depende do perfil de cada um. Por exemplo, você realmente gostaria de aprender a esquiar ou somente tem curiosidade para conhecer um pouco do que se trata esta atividade?
Se a sua intenção é simplesmente dar os primeiros passos no ski e matar a curiosidade, bastaria contratar uma aula coletiva de principiantes (conhecida aqui como “bautismo” de ski), a mais econômica de todas.  Neste caso, você poderá contratar a aula de 2 hs que inclui o equipamento de ski, que seriam os esquies, as botas de ski e os bastões (você já deverá estar com a roupa impermeável).
Para quem quer aprender esquiar de maneira mais avançada, é recomendado que se contrate uma aula privada eu semiprivada, dependendo de quantas pessoas estejam com você, também é recomendado esquiar mais de um dia para o desenvolvimento da aprendizagem, que necessita mais de um dia de prática.

2- Tipo de passe (para usar as diferentes pistas)

Na estação de ski tem vários níveis de pistas espalhadas pela montanha. Para ter acesso às pistas do Cerro Catedral, o esquiador deverá comprar nas bilheterias desta mesma montanha, antes da aula, um passe de esquiador, seja ele para principiante ou o que dá direito a usar livremente todos os meios de elevação, seja por 1 dia ou mais. Para os marinheiros de primeira viagem, basta comprar o passe de principiante que dá direito a usar algumas pistas localizadas na base que possuem pendentes suaves, "magic carpets" e “teleski” (tipo um banquinho que arrasta os esquiadores em subida), onde geralmente são realizadas as aulas coletivas para principiantes.  Às vezes acontece de não ter neve suficiente na base e neste caso, é necessária a compra do passe tradicional para usar algum meio de elevação e chegar às pistas mais do alto que sejam para principiantes. Muitos já preferem comprar diretamente o passe que dá direito a usar todos os meios de elevação, não para usar todas as pistas, mas sim para se deslocar e passear através de diferentes teleféricos, conhecer as confeitarias e observar de perto os esquiadores mais avançados. E claro, para quem pretende aprender a esquiar e realizar a atividade por mais de um dia, convém comprar os passes livres pela quantidade de dias nos quais pretenderão esquiar.
Para que você possa ir acompanhando as novidades sobre as tarifas dos passes do Cerro Catedral e Cerro Bayo, basta entrar nas páginas destas estações de ski:





3- Como chegar ao Cerro Catedral?

Existem três possibilidades para se deslocar até o Cerro Catedral: contratar uma van em uma agência, que te passe a buscar pelo hotel e depois te deixe de volta (geralmente o horário de ida é por volta das 8:30 e de volta, entre 17 e 17:30hs), contratar um remis combinando com o mesmo um horário de ida e de volta (o que convém quando são 4 pessoas) ou ir de ônibus comum (que sai do centro e se desvia pela Av. Bustillo até o Km 8,6 e pela Av. Pioneros), que é a maneira mais econômica, porém a menos cômoda.

4- Alugar a roupa de neve

Para ir a qualquer montanha no inverno onde tem neve (seja pouca ou muita), seja para esquiar ou somente passear, é necessário estar com o conjunto completo de roupa de neve (botas, calça, jaqueta e luvas de neve), lembrando que quando você coloca as botas de ski, a loja guarda a sua bota impermeável até você devolver o equipamento quando não desejar mais esquiar.  Aqui no blog já comentei sobre a roupa de neve e o que vestir, veja aqui.




Para finalizar, algumas recomendações importantes para quem vai esquiar por primeira vez:

- Não é recomendado alugar um equipamento e diretamente ir esquiar sem ter noção, isto pode significar um risco para você e estragar as suas férias, esquiar não é tão simples quanto parece. Realize nem que seja uma aulinha coletiva para principiantes para aprender algumas técnicas básicas.

- Não se aventure por pistas difíceis sem estar seguro ou já ter domínio dos esquies, já vi pessoas se machucarem por quererem descer por uma pista avançada sem estarem preparadas. Prudência nunca é demais. Nunca sair dos limites das pistas indicados.

- O primeiro contato com as botas para a prática de ski alpino pode ser incômodo, flexione um pouco os joelhos para caminhar e não incomodar a canela.  As botas para praticar ski nórdico são diferentes, são mais cômodas e se assemelham a um tênis de trekking.

- Esquiar é uma atividade indicada para todas as idades, mas considere que é uma atividade física e requer um mínimo preparo físico, não é recomendada para quem tem problemas recentes no joelho ou na coluna.

- Famílias com crianças que querem realizar aulas todos juntos, é recomendado contratar uma aula exclusiva. Caso os pais queiram que o filho pequeno (a partir de 3 anos) esquie, deverão contratar uma aula na escolinha para crianças, tipo uma creche, onde também oferecem almoço e/ou merenda. Considere se o seu filho gostaria de estar separado de vocês e ter contato com outras crianças que falam idiomas diferentes.


- Todas as dicas desta postagem também servem para quem deseja praticar snowboarding.


Para qualquer consulta, é só escrever para sabrinapoinho@gmail.com


Esperamos por vocês e uma ótima semana para todos!




2 comentários:

  1. Oi Sabrina,
    Como está o Calbuco hoje, 13/05?
    Chegaremos em Bariloche dia 26/05.
    JOSENI MELO - Recife

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joseni, para te falar a verdade aqui já até nos esquecemos do vulcao já que em Bariloche a repercussao é zero. Inclusive estamos recebendo muitos turistas que estao subindo fotos atuais dos passeios que realizam aqui em Bariloche na fan page do blog. Se tiver facebook dá uma olhadinha aí.

      Abs

      Excluir